Plano Municipal de Educação: uma tarefa para toda a sociedade

09 de março de 2015Texto: Secretaria de Educação e CulturaSecretaria de Educação e Cultura

Na semana passada a Secretaria Municipal de Educação e Cultura reuniu os representantes das instituições educacionais e de outros segmentos da sociedade que integrarão o Fórum de Educação e terão a responsabilidade de articular a elaboração do Plano Municipal de Educação (PME), cumprindo, dessa forma, o art.º214 da Constituição Federal e o artigo 8º da Lei 13.005/2014. O prazo para elaboração do PME vai até junho deste ano.

O PME é um documento norteador das diretrizes e metas para o Ensino Fundamental, Médio e Superior no município, que dialoga com os responsáveis por esses níveis de escolarização. Entre as diretrizes a serem seguidas estão, por exemplo, a erradicação do analfabetismo e a universalização do atendimento escolar, em consonância com o Plano Nacional de Educação.

De acordo com o Secretário de Educação e Cultura, professor Gerson Lanzarini, o Plano Municipal de Educação deverá englobar todo o sistema de ensino de Bituruna, tanto as escolas estaduais e municipais e é direcionado aos campos da educação infantil, ensino fundamental, médio, educação superior, educação de jovens e adultos, educação especial e educação profissionalizante. “Juntos, governo e sociedade civil, pais, alunos, professores e demais profissionais da educação irão analisar, propor e definir políticas públicas para educação de Bituruna. É um momento muito importante para educação e todos terão a oportunidade de participar e dar sugestões” destacou.

A coordenadora do Fórum Municipal, professora Silmara Castilho, destacou a importância do cumprimento das metas estabelecidas. “Vamos adequar as 20 metas do Plano Nacional de Educação ao longo do período de discussão e que estas sejam dentro da nossa realidade educacional. O plano, quando implantado, terá uma vigência de dez anos, por isso, é fundamental a discussão com diversos segmentos da sociedade”, ressaltou.

Para o prefeito Claudinei Castilho todo o Brasil está buscando medidas para promover uma revolução na educação. “Assim como o país, no município de Bituruna não será diferente, vamos buscar meios para consolidar uma educação de qualidade, e para isso, a construção deste plano será fundamental”, pontuou.


 
Compartilhe:

Prefeitura Municipal de Bituruna 2018. Todos os Direitos Reservados.