MunicÍpios da amsulpar recebem delegacias mÓveis

04 de março de 2015Texto: Assessoria Imprensa AmsulparSecretaria de Administração, Finanças e Planejamento

Na busca de alternativas para melhorar a prestação do serviço público na área de segurança pública, na manhã desta quinta-feira, 26, os prefeitos da Associação dos Municípios do Sul Paranaense (Amsulpar) estiveram reunidos na promotoria de Justiça para tratar da implantação das delegacias Móveis, que serão reabertas nos municípios da região, afim de melhorar a segurança pública da comunidade do interior.

 A ação tem como objetivo principal ouvir as testemunhas envolvidas em inquéritos policiais no município e que as pendências criminais sejam solucionadas de forma mais rápida. Nos município de General Carneiro, Bituruna, Cruz Machado, Porto Vitória e Paula Freitas.

 Na oportunidade estavam presentes o prefeito de Cruz Machado e presidente da Amsulpar, Antonio Luis Szaykowski, Prefeito de Bituruna Claudinei de Paula Castilho, prefeita de Porto Vitória, Marisa de Fátima Ilkiu de Souza, Prefeito de Paula Freitas Mauro Feliz dos Santos, o secretário executivo da Associação, Wagner Ari Neunann, o Promotor do Ministério Público David Kerber de Aguiar e a Promotora de Justiça Juliana Mitsue Botomé.

 Szaykowski fez um breve levantamento sobre os problemas de segurança pública que os municípios da região da Amsulpar estão enfrentando. “Muitos crimes como roubos e homicídios, por exemplo, não estão tendo solução adequada e a população sofre com insegurança jurídica.” A reabertura das delegacias itinerantes irá atender as pessoas que precisam registrar um boletim de ocorrência (B.O), evitando que elas precisem se deslocar de seus municípios até União da Vitória.

 De acordo com o promotor David Kerber de Aguiar, a reunião com os prefeitos foi muito positiva em que se estabeleceu uma parceria entre a polícia civil e os municípios com o auxílio da Polícia Militar. “Ficou acordado que a partir do mês de abril, no mínimo uma vez por semana, uma equipe da Polícia civil, composta por um agente, um delegado e um escrivão, irão se dirigir aos municípios para fazer o atendimento direto a população para fazer os trabalhos mais urgentes e eventualmente instruir alguns inquéritos do próprio município.”

 Delegado chefe, Dr. André Vilela, observa que a parceria entre as prefeituras, comandante da polícia militar, ministério público estadual e juízes, é a melhor alternativa para melhorar o atendimento na segurança pública.

 A ideia do projeto surgiu pelo fato de que as delegacias da região estão fechadas e pela falta de servidores nessa área. A expectativa é que também futuramente o atendimento possa esclarecer dúvidas da população e que sejam realizados boletins de ocorrências simplificados no município.

 

Assessoria de Imprensa Amsulpar


 
Compartilhe:

Prefeitura Municipal de Bituruna 2018. Todos os Direitos Reservados.