Palestra para hipertensos e diabéticos em Santo Antônio do Iratim

23 de fevereiro de 2015Texto: Secretaria de Saúde e SaneamentoSecretaria de Saúde e Saneamento

A Secretaria de Saúde através da Fundação Municipal de Saúde de Bituruna promoveu na manhã desta segunda-feira (23/02) mais uma palestra direcionada ao público hipertenso e diabético na UBS Dr. Lino Zini em Santo Antônio do Iratim.

Na ocasião estiveram reunidos os moradores das comunidades do Empoçado, Sagrada Família e São Francisco do Assentamento Rondon III.  O tema da palestra foi o “Uso Correto dos Medicamentos” e foi proferida pelo farmacêutico Tadeu Antonio Grabovski. “É de suma importância que cada paciente conheça bem os medicamentos que usa para que não ocorram erros de administração destes medicamentos o que resulta em ineficiência no tratamento ou até intoxicação com os mesmos”, ressaltou o farmacêutico. Tadeu também falou da importância da freqüência dos pacientes no grupo que ocorre a cada três meses, afim de que cada um possa ser acompanhado com aferição da pressão arterial e exames de glicemia. Também falou que neste dia o médico da Unidade Básica de Saúde reserva as consultas para os freqüentadores do grupo em questão.

A Fundação Municipal de Saúde e a Prefeitura Municipal não tem medido esforços para que todas as pessoas possam ser atendidas adequadamente nos programas de saúde. Para que os moradores das comunidades que a Unidade de Saúde atende possam se locomover até a unidade em Santo Antonio, há a disponibilização de ônibus no dia do programa de cada comunidade conforme cronograma.

A Fundação disponibiliza os profissionais constantes do NASF (Núcleo de apoio a Saúde da Família) para palestrarem em todas as unidades de saúde. Esta equipe é composta por uma equipe multidisciplinar constituída por farmacêutico, assistente social, nutricionista, psicólogo e médico que dividem os seus conhecimentos com os pacientes freqüentadores dos programas de saúde.

Sabemos das dificuldades na área de saúde em nosso país mas com prevenção podemos dar uma qualidade melhor de vida aos nossos munícipes.


 
Compartilhe:

Prefeitura Municipal de Bituruna 2018. Todos os Direitos Reservados.