Casa familiar rural de Bituruna recebe visita de franceses

08 de dezembro de 2014Texto: Imprensa Prefeitura Municipal de BiturunaSecretaria de Agricultura e Meio Ambiente

A Arcafar Sul, juntamente com as casas familiares rurais (CFR), receberam na semana passada delegação francesa composta por monitores e membros de associações relacionadas às casas familiares rurais. A comissão foi dividida em três equipes, para visitas em Santa Catarina, Paraná e no Rio Grande do Sul. A delegação do Paraná chegou na quarta-feira (04/12) e foi recepcionada pelos membros da CFR de Bituruna. Durante a semana visitaram propriedades de alunos e conheceram seus projetos profissionais e a realidade das instituições nas CFR de Bituruna, e na oportunidade visitaram a empresa Brasfibra aonde puderam conhecer as instalações da nova indústria acompanhados do presidente Rodrigo Rossoni.

Para a Arcafar, esta troca de experiências entre franceses e brasileiros é fundamental. “Assim podemos discutir melhor a atuação, pois foi na França que esta modalidade surgiu e nós, no Brasil, estamos conseguindo colocar em prática uma formação diferenciada e proporcionando alternativas de aprendizagem para aplicar os conhecimentos aos filhos de agricultores”, afirmam.

Para Pierre Crabbe, administrador da Casa Familiar Rural de Cormaranche em Bugey, as CRFs do Brasil ensinam muito bem a pedagogia. Destacam que a diferença entre as casa do Brasil e da França é o sistema de organização e de finanças, sendo as casas de lá privadas e para se manter recebem ajuda das famílias e do Ministério da Agricultura. Os franceses ressaltam que viram a necessidade de aplicar outros cursos técnicos ligados a outras áreas para que jovens possam buscar essas especializações e aplicar nas necessidades da propriedade. Uma ideia que vão levar do Brasil é o uniforme dos alunos e a identificação na propriedade onde reside um aluno da CFR.

Acompanhando as visitas com a comitiva francesa esteve o Secretário Municipal de Agricultura Mário Vilmar Zampierom.


 
Compartilhe:

Prefeitura Municipal de Bituruna 2018. Todos os Direitos Reservados.