Caminhos do Cuidado realiza curso aos agentes de saúde do município

11 de novembro de 2014Texto: Imprensa Prefeitura Municipal de BiturunaSecretaria de Saúde e Saneamento

O Projeto Caminhos do Cuidado teve início em Bituruna nesta terça-feira, 11 de Novembro, no auditório da ACIB. Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Técnicos de Enfermagem (ATEnf) de Bituruna participam, até dia 09 de Dezembro, em treinamento no atendimento em saúde mental, crack, álcool e outras drogas. A oficina conta com atividades de dinâmicas de grupo, leitura e debate de textos, entre outras.

A abertura do evento contou com as presenças do Secretário Municipal de Saúde Cleonir José Sonalio com os representantes da Coordenação da 6ª Regional de Saúde, Cleusa Passos, Kátia Schulz e Antônio de Souza, e os tutores do Caminhos do Cuidado, Vilson Antonio Prudente e Vilma Muzzolon.

Cleonir deu as boas-vindas ao grupo e destacou a responsabilidade e importância dos tutores para o Projeto, especialmente em Bituruna. “Com isso em vista, ressalto que o curso será intenso, mas também prazeroso. Estaremos juntos para dar suporte a vocês e desejo boa sorte a todos”, disse o Secretário Municipal de Saúde.

Em seguida, Cleusa Passos definiu a fundamental atuação de cada indivíduo na relação com o trabalhador e na estratégia de Saúde de Família. “Nessa parte de formação, devemos instituir um processo de educação permanente, onde nos formamos ao longo do processo de trabalho. Temos confiança de que isso será feito com a colaboração de todos”.

Finalizando a abertura, Vilson Antonio Prudente realizou uma apresentação da programação e orientação sobre a organização do curso. Ele explicou que a execução do Caminhos do Cuidado pressupõe a articulação entre as instituições do SUS, como as Escolas de Saúde Pública, as Escolas Técnicas do SUS, as áreas de saúde mental, atenção básica dos três entes federativos e os Conselhos de Secretários Municipais de Saúde. “A formação dos ACSs e Atenfs ocorrerá de forma descentralizada, respeitando a especificidade de cada local”, explicou.


 
Compartilhe:

Prefeitura Municipal de Bituruna 2018. Todos os Direitos Reservados.