Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente realiza treinamento sobre higienização na ordenha na comunidade do Agudo

07 de novembro de 2014Texto: Imprensa Prefeitura Municipal de BiturunaSecretaria de Agricultura e Meio Ambiente

Nesta semana a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente esteve na comunidade do Agudo, na propriedade do senhor Ernesto Zembruski realizando uma palestra aos produtores de leite da comunidade sobre a alimentação das vacas em lactação e higienização na ordenha.

O manejo pré-ordenha é o período entre a estimulação e a colocação do conjunto de teteiras influenciam tanto a quantidade quanto a qualidade do leite produzido. Antes do início da ordenha é necessária a limpeza e higienização dos tetos (desinfecção e secagem) e teste da caneca de fundo preto para diagnóstico da mastite clínica. Esses procedimentos são importantes para otimizar o tempo de ordenha e a manutenção da saúde do úbere das vacas.

A correta desinfecção dos tetos diminui a população bacteriana na pele do teto, o que reduz a incidência de infecções intramamárias de origem ambiental em cerca de 50%. Além disso, a contagem bacteriana total (CBT) é elevada quando o úbere e os tetos são ordenhados, sem que sejam desinfetados de forma adequada.

Na reunião esteve presente o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Mario Vilmar Zampierom e o agrônomo Clair junto a equipe da Agricultura.


 
Compartilhe:

Prefeitura Municipal de Bituruna 2018. Todos os Direitos Reservados.