Pequenas ações - grandes resultados Alunos e Professores em parceria com o SESI realizam atividades que transformam sua escola e comunidade

24 de outubro de 2014Texto: Secretaria Municipal de Educação e CulturaSecretaria de Educação e Cultura

Professores e alunos dos Terceiros Anos do Ensino Fundamental das Escolas Municipais de Bituruna acompanhados pela técnica do SESI - Serviço Social da Industria - do Paraná, Liliana Feltrin, desenvolvem ações educacionais no decorrer do ano de 2014, por meio do Projeto Meu Jeitinho, tendo acesso a vivência de temas transversais por meio de dinâmicas em sala de aula, oficinas, recreação e atividades lúdicas e extraclasses voltados para estes temas. Os alunos estão tendo a oportunidade de desenvolver o sentimento de transformação nos aspectos sociais, ambientais e econômicos da sua escola e comunidade.

Os projetos que estão sendo desenvolvidos são:

A Escola Municipal Antonio Baby desenvolve o projeto "Cuidaré preservar, nós podemos", sob coordenação da professora Élide Maria Novakoski Isaton com o qual os alunos perceberam que pequenos atos diários como: apontar menos o lápis, cuidar de livros e cadernos, fechar a torneira após o uso da água podem fazer a diferença. Segundo a professora, os alunos estão muito cuidadosos com os materiais escolares e até poupando-os. Com a colaboração e participação de todos estão contribuindo com a preservação do meio ambiente e do meio social.

 

A Escola Municipal Antonio Greselle com o projeto "Alimentação Saudável" acompanha os alimentos consumidos pelos alunos e realiza pesquisas sobre os lanches preferidos dos alunos na escola, desta forma confeccionam gráficos e tabelas para análise das informações. Os alunos ainda participaram nos últimos dias de uma palestra com a Nutricionista Valéria Masiero sobre "Comer Bem". A professora Wanderleia de Lima Moraes, responsável pelas ações disse que o projeto está sendo muito trabalhoso, mas recompensador, pois a "alimentação é motivo de preocupação dos pais e educadores, visto que o mercado oferece uma enorme quantidade de produtos alimentícios que, através da mídia, invadem as nossas casas e tornam os hábitos alimentares bastante inadequados".

As professoras Sueli Seccon e Maria Cleucir Brolini da Escola Municipal Bento Gonçalves se responsabilizaram pelo projeto "Leitura e Saúde" abordando através de atividades com leitura, assuntos relacionados a saúde como higiene, escovação e cuidados com o ambiente ao seu redor. O ponto alto do trabalho se deu com a parceria entre os profissionais da saúde do PSF do Bairro São João e a escola, na qual os alunos receberam orientações sobre saúde bucal através de palestra e conversas, além de serem encaminhados para tratamento odontológico se necessário.

Na Escola Municipal Frei Tiago Luchese, as professoras Ingrid Dohopiati,  Lidiane de Moura da Silva e Rosana Tarachuk, juntamente com os alunos desenvolvem o projeto "Hora da Leitura", com o qual toda a terça-feira os alunos da escola e professores, ao toque do sinal param suas atividades e passam a fazer a leitura do gênero literário escolhido, pode ser jornal, livro, gibis etc. Esse tempo é de vinte minutos e a leitura pode ser realizada na sala de aula, cantinho da leitura ou outro escolhido pelo professor. Optou-se por realizar a ação sempre no mesmo dia da semana para que todos possam se programar e estar com seu material em mãos.

O projeto daEscola Municipal Dr. Oscar Geyer, intitulado "Plantas medicinais" organizado pelas professoras Carmen Pinheiro Giareta, Marisol da Maia Bet e Marlene Marcon visa levar os alunos a reconhecer a importância das plantas medicinais e seu uso na vida das pessoas, realizando trabalhos de pesquisa e cultivo para manter a cultura de nossos antepassados sobre o conhecimento e uso de chás medicinais como forma de preservar a saúde. As atividades estão programadas para serem realizadas no início do próximo ano.

A Escola Municipal Paulo Roberto Geyer, com seu projeto "Higiene Bucal", organizado pelas professoras Elizabete Mattiola de Mattos e Maria Cleucir Brolini, realizou um levantamento da saúde bucal dos alunos do 3º Ano, agendou consultas para atendimento odontológico no PSF do Bairro Nossa Senhora Aparecida, que acontecem toda quinta-feira e oportunizou aos alunos e familiares uma palestra com profissionais da área oferecendo orientações e informações estatísticas sobre o estado dos dentes dos alunos da escola. Os alunos puderam visitar a dentista e saber como funciona o atendimento no PSF.

Na Escola Municipal Santo Antonio, as atividades se voltaram para o embelezamento da instituição, com o projeto "Jardim na Escola" organizado pelas professoras Araci Ambrósia Schwarz, Loreci De Ramos, Roseli Nalon Novakoski, Sebastiana L. Cardoso de Souza e a diretora Inês Zamboni Schleger. O jardim da escola não se encontrava com uma boa aparência e para valorizar o espaço e tornar o ambiente mais agradável objetivou-se plantar e cuidar de flores e árvores buscando cuidar da natureza, sendo que o ser humano é um agente de transformações do mundo em que vive.


 
Compartilhe:

Prefeitura Municipal de Bituruna 2018. Todos os Direitos Reservados.