No Mês de Outubro, denominado “Outubro Rosa”, mulheres são convocadas a fazer exames de câncer de mama e colo de útero

02 de outubro de 2014Texto: Imprensa Prefeitura Municipal de BiturunaSecretaria de Saúde e Saneamento

A Secretaria Municipal da Saúde espera aumentar em Outubro o número de exames para detecção de câncer de mama e do colo do útero. Uma série de ações de sensibilização estará acontecendo ao longo de todo o mês, em todas as Unidades básicas de Saúde, como parte da programação. O objetivo das ações é detectar precocemente a doença através dos exames realizados e encaminhar e tratar os casos alterados, reduzindo desta forma a incidência de Câncer de Colo de Útero e Mama e a mortalidade de mulheres por estas causas. “É fundamental chamarmos as mulheres a refletirem e a fazerem do exame preventivo (mamografia e/ou ultrassonografia) uma rotina, para detectar precocemente a doença e ter sucesso no tratamento”, ressaltou o secretário municipal da Saúde, Cleunir José Sonalio.

O câncer de mama e de colo uterino são uma das principais causas de câncer que mais acomete mulheres em todo o mundo. A faixa etária preconizada para os exames de mamografia e ultrassonografia é de 40 a 69 anos de idade e o exame preventivo de câncer de colo de útero é recomendado para as mulheres com idade a partir de 25 anos até 64 anos. É fundamental que estas mulheres vão à unidade de saúde de sua área de abrangência para atendimento pela equipe de saúde e realização dos exames se necessário.

A porta de entrada para realização dos exames, como mamografia, sempre são as unidades de saúde. Quando a paciente faz a mamografia e recebe o diagnóstico positivo da doença, ela é encaminhada para um dos cinco hospitais de referência para o tratamento em Curitiba (Erasto Gaertner, Evangélico, São Vicente, Santa Casa e Hospital de Clínicas).  “É importante ressaltar que não há fila de espera nem para realizar o exame nem para o tratamento”, frisa o secretário.

O lançamento da programação aconteceu na manhã desta quarta-feira (01/10) numa parceria entre as Secretarias de Saúde e da Educação e Cultura e da Prefeitura de Bituruna e o governo do Estado.


 
Compartilhe:

Prefeitura Municipal de Bituruna 2018. Todos os Direitos Reservados.