Independência do Brasil – Bituruna inova em comemoração

08 de setembro de 2014Texto: Imprensa Prefeitura Municipal de BiturunaSecretaria de Educação e Cultura

Alunos e funcionários da Escolas, Clubes e CMEIS Municipais, Escolas Estaduais, grupos recreativos e artísticos locais, setores da Prefeitura Municipal de Bituruna, autoridades locais, Polícia Militar, o 5º Batalhão de Engenharia de Combate Blindado de Porto União e a comunidade em geral, participaram, na manhã destedomingo, 7, do Desfile Cívico em comemoração à Independência do Brasil. O desfile aconteceu às 9h:30 min na Avenida Dr. Oscar Geyer, com concentração na Escola Municipal Dr. Oscar Geyer seguindo para a Prefeitura.

A programação cívica começou no dia 1º de setembro, com o hasteamento e arriamento da bandeira em frente à Prefeitura, com a participação de alunos da rede municipal de ensino.

No desfile deste domingo, 7, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura abriu sua participação com a Fanfarra Municipal, composta por estudantes dos Clubes do Abelhinha e Formiguinha, a qual acompanhou a marcha dos alunos das Escolas Municipais e Estaduais e dos Clubes.

O prefeito de Bituruna, José Constantino de Lara Ribas, acompanhou atento o desfile e disse que foi um momento especial para reflexão sobre a cidadania, mas também para mostrar o trabalho do município em prol da educação, em todas as áreas de atuação no processo de ensino e aprendizagem.

“Nós estamos vendo a organização, a disciplina, o cuidado, a educação, a aplicação, a preocupação de fazer o bem. Isso é uma coisa que temos de valorizar, pois reflete muito no que vai ser o cidadão de amanhã. Eles começam a aprender a noção de civismo, patriotismo, de organização, de respeito, de disciplina, agora, enquanto crianças e jovens, para que no futuro, atuem como cidadãos atuantes em prol da Pátria”

“Bituruna” se emocionou ao assistir o desfile dos alunos da Escola de Educação Especial São Francisco de Assis e aplaudiu entusiasmado também a passagem dos demais pelotões participantes.

"Toda essa imagem me sensibiliza. De um modo geral, todo o desfile estava muito bonito. As crianças deram um show e é bom que elas saibam que estão sendo admiradas. Tudo isso nos remete a certeza de que teremos um país com menos corrupção, um país com mais respeito com o bem público. Estamos vendo o futuro desfilar por aqui", disse.

A importância de despertar e nutrir o amor pela pátria nas crianças e adolescentes também foi destacado pela Secretária Municipal de Educação e Cultura, Silmara de Paula Castilho. "É um orgulho e uma satisfação muito grande vermos nossas crianças desfilando. Marcar presença nas comemorações de datas históricas, como a Independência do Brasil é fundamental para difundirmos e valorizarmos nosso município,enaltecendo o espírito patriota. E para que tudo isso aconteça é necessário começarmos em nossas instituições de ensino, com nossos estudantes”.

Além do espetáculo apresentado pelos alunos e pelotões locais, merece destaque o pelotão do 5º Batalhão de Engenharia de Combate Blindado de Porto União, que fechou com chave de ouro o desfile Cívico.

 

Orgulho

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura saúda com grande honra e orgulho a toda população biturunense pelo apoio e participação no desfile cívico, parabeniza ainda todos aqueles que nos presentearam com um belo desfile e uma grande demonstração de amor ao Brasil. 


 
Compartilhe:

Prefeitura Municipal de Bituruna 2018. Todos os Direitos Reservados.