Alunos da rede municipal participam do Projeto Planetário Móbile

26 de agosto de 2014Texto: Imprensa Prefeitura Municipal de BiturunaSecretaria de Educação e Cultura

A Prefeitura Municipal de Bituruna por meio da Secretaria de Educação e Cultura esta promovendo para os alunos da rede municipal a participação no Projeto Planetário, o equipamento esta montado na quadra de esportes Nelson Porfírio da Luz no bairro Vila Mariana onde as crianças estão visitando.

Na segunda-feira (26/08) a Secretária de Educação e Cultura juntamente com a equipe da educação esteve visitando o Projeto Planetário Móbile e puderam conferir as apresentações junto as crianças.

EXPERIÊNCIA

Desde 1999, o Projeto Móbile se dedica exclusivamente a ensinar astronomia e valores humanos, levando o planetário às escolas em todo Brasil.

METODOLOGIA

No Móbile, os alunos aprendem astronomia de forma natural: navegando pelo universo. Educação é coisa séria, mas precisa ser também divertida e envolvente. Nenhuma situação acontece por acaso, todos os conteúdos foram cuidadosamente contextualizados. O objetivo é que o aluno experiencie lições ricas em sentido e significado.

Por trás do espetáculo, existe um trabalho pedagógico responsável e comprometido com os valores da nova educação. As apresentações são permeadas de temas transversais que podem ser explorados em discussões posteriores, em sala de aula. A inserção desses temas enriquece o trabalho, resultando em soluções criativas no processo ensino-aprendizagem.

RESPONSABILIDADE E COMPROMETIMENTO

O Professor Irineu Gomes Varella, diretor do Planetário Municipal de São Paulo de 1980 a 2002, desenvolveu um roteiro especialmente para o Planetário Móbile.

Os temas de Educação Ambiental foram elaborados pela Professora Assucena Tupiassú, coordenadora de cursos no Departamento de Parques e Áreas Verdes (DEPAVE) da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente de São Paulo (SVMA).

APRESENTAÇÕES

A linguagem e os conteúdos foram elaborados de acordo com as várias faixas etárias, acompanhando as etapas do desenvolvimento cognitivo. Os programas compreendem todas as séries, desde a educação infantil até o ensino médio, e também são próprios para feiras de ciências e culturais, aniversários e outras comemorações da escola.

PREOCUPAÇÃO COM O MEIO AMBIENTE

Durante a narrativa, várias passagens se inter-relacionam com temas de educação ambiental. Ao serem questionados sobre o que aprenderam no planetário, os alunos sempre falam sobre as maravilhas dos planetas e principalmente sobre a importância de cuidar da Terra, pois ela é o único planeta habitável no Sistema Solar.


 
Compartilhe:

Prefeitura Municipal de Bituruna 2018. Todos os Direitos Reservados.