Programa Cidade Conectada de Bituruna é destaque no Congresso de Cidades Digitais

19 de agosto de 2014Texto: Rede Cidade DigitalSecretaria de Administração, Finanças e Planejamento

Curitiba vai sediar nesta quinta-feira (21) a primeira rodada do II Congresso Paranaense de Cidades Digitais. O evento vai reunir gestores públicos, vereadores, empresários de tecnologia e interessados pelo tema de dezenas de municípios, principalmente da Região Metropolitana de Curitiba, Litoral, Campos Gerais e Sul do Paraná.

Serão abordados temas como novas tecnologias e inovações, políticas públicas e linhas de financiamento para implantação e aprimoramento dos projetos de Cidades Digitais dos municípios dessas regiões e para inspirarem o surgimento de novas iniciativas.

Segundo José Marinho, diretor da Rede Cidade Digital (RCD), a partir do primeiro Congresso, em 2013, diversos municípios iniciaram o processo de construção e estão se tornando cidades digitais. "É muito importante à participação de gestores municipais que têm condições de conhecer as iniciativas que melhor se encaixam em cada localidade, dando início ao processo de implantação de Cidades Digitais", afirma Marinho, citando que, do ano passado para cá, várias localidades buscaram referências, fizeram contatos e estão evoluindo em seus processos.

Um desses exemplos de cidade que pode ajudar outras com a sua experiência é Bituruna. Município de aproximadamente 25 mil habitantes, conta com o programa Cidade Conectada desde 2012. A prefeitura municipal fornece o sinal gratuitamente na zona urbana para a população de baixa renda numa frequência de 256 kbps e ainda uma opção aos moradores que desejam o serviço pago, ao custo de R$35 por mês pelo sinal de 1 Mb. Agora, os gestores estão atrás de alternativas para fornecimento de sinal da internet na zona rural.

Bituruna faz parte da Associação dos Municípios do Sul Paranaense. Esta entidade apoia na articulação dos gestores, juntamente com outras quatro entidades envolvidas diretamente neste evento do dia 21. As demais associações de prefeitos estão sendo articuladas para os próximos encontros que compõem o II Congresso.

Após a capital paranaense, Cascavel e Londrina serão palcos das próximas rodadas regionais. O Congresso, que chega à sua segunda edição, acontecerá em Foz do Iguaçu, nos dias 27 e 28 de novembro. O tema central é "Transformando municípios em Cidades Inteligentes", com enfoque no desenvolvimento econômico e social proporcionado pela melhoria da infraestrutura das TIC da gestão municipal.

http://redecidadedigital.com.br/noticias.php?id=546&data=Congresso%20de%20Cidades%20Digitais%20re%C3%BAne%20gestores%20p%C3%BAblicos%20de%20dezenas%20de%20munic%C3%ADpios%20em%20Curitiba


 
Compartilhe:

Prefeitura Municipal de Bituruna 2018. Todos os Direitos Reservados.