16 de Julho – Dia do Comerciante

16 de julho de 2014Texto: Imprensa Prefeitura Municipal de BiturunaSecretaria de Administração, Finanças e Planejamento

Criado pela Lei nº 2048, de 26 de outubro de 1953, o Dia do Empresário do Comércio (dia do Comerciante) teve como base a data de nascimento do economista e político José Maria da Silva Lisboa, o Visconde de Cairu, Patrono do Comércio Brasileiro.

Quem foi Visconde de Cairu?

José Maria da Silva Lisboa, baiano, de Salvador, foi deputado, senador e secretário da Fazenda Real. Economista por formação acadêmica possuía também vasto conhecimento em outras áreas do saber. Recebeu o título de Patrono do Comércio do Brasil por suas iniciativas em prol do desenvolvimento das relações comerciais do país com outras nações.

O futuro Visconde de Cairu, foi o responsável pela obtenção de leis que beneficiaram o iniciante comércio brasileiro, na época totalmente dependente de Portugal. Sua ação ficou reconhecida com a assinatura da histórica Carta Régia, de 28 de janeiro de 1808. Por ela, D. João VI, aconselhado pelo Visconde, abriu os portos brasileiros ao comércio exterior.

Com o livre comércio, a estrutura colonial se rompeu, e a partir daí o comércio brasileiro começou a se desenvolver. Bons negócios passaram a ser feitos com outros países, gerando lucros para a nova Nação.

O Prefeito José Constantino de Lara Ribas juntamente com todas as equipes da Prefeitura Municipal de Bituruna parabenizam os empresários do comércio varejista, atacadista e de serviços pelo seu dia.


 
Compartilhe:

Prefeitura Municipal de Bituruna 2018. Todos os Direitos Reservados.