Chuvas: Defesa Civil municipal está em alerta quanto a possíveis chuvas fortes

25 de junho de 2014Texto: Imprensa Prefeitura Municipal de BiturunaSecretaria de Administração, Finanças e Planejamento

A Defesa Civil Municipal acompanha a situação de possíveis chuvas fortes na região sul e sudeste do Paraná prevista para esta quarta-feira (25/06) até a sexta-feira (27/06).

Hoje pela manhã, uma nota foi recebida da Defesa Civil alertando o município de Bituruna da previsão do tempo dentro dos dados das condições meteorológicas da Simepar. De acordo com o Prefeito Municipal de Bituruna José Constantino de Lara Ribas e o representante da Defesa Civil de Bituruna Eduardo Ribas Conrado, a partir desta quarta-feira, 25, as equipes da Prefeitura Municipal estarão em alerta aos locais mais propícios para cheias e deslizamentos.

 “Até o momento estamos tranquilos. Mas se continuar a chover estaremos correndo riscos de pontos de alagamentos e deslizamentos, por isso estamos  avisando os moradores que vivem em áreas de risco para que estejam em alerta, estaremos repassando mais informações na rádio Bituruna FM e nas redes sociais”, disse o prefeito José Constantino de Lara Ribas.    

A Prefeitura Municipal disponibilizará toda a estrutura para atender em caso de emergência, o telefone de plantão é o (42) 3553-8080 ou 8409 7080.

Pelo Estado  

Segundo a Gerência de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil do Paraná, entre esta quarta-feira e sexta-feira (25 a 27/06), a previsão é de tempo instável com muita chuva em PR, moderada a forte e persistente com acumulados de 200 mm em média nas próximas 72h, devido à formação e deslocamento de uma frente fria pelo Sul do Brasil.
    Especialmente da região Sul e Sudeste do Estado podem ocorrer pontuais acima de 200 mm, o dobro do esperado o mês inteiro, há risco de alagamentos, inundações e deslizamentos de encostas.

    

Caso se confirmarem as previsões, a Defesa Civil recomenda:   

Tempestades com descargas elétricas e vento: permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. É aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos.  

Inundações e Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.   

Deslizamentos de terra: deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal.
    


 
Compartilhe:

Prefeitura Municipal de Bituruna 2018. Todos os Direitos Reservados.