03 de Junho: Dia do Profissional de Recursos Humanos

03 de junho de 2014Texto: Assessoria de ImprensaSecretaria de Administração, Finanças e Planejamento

Não é distante o tempo em que um profissional de recursos humanos exercia funções meramente administrativas na execução de tarefas ligadas aos departamentos de pessoal. Houve, também, um movimento onde a luta para mudar a nomenclatura de recursos humanos para gestor de pessoas, outros nomes que formavam conjugações diferentes para um pensamento único: administrar com as pessoas.

Nos dias atuais, o gerenciamento de pessoas tem sido uma tônica de discussões em vários ciclos da administração contemporânea. As organizações já perceberam que o funcionário motivado produz mais, falta menos ao trabalho, divulga bem o nome da empresa, cria ambientações sustentáveis e saudáveis.

O profissional de recursos humanos busca soluções de melhoria no ambiente de trabalho. A Gerência de Recursos Humanos deixou de ser um centro de custos para ser um centro de resultados, resultados estes muito mais imediatos que outras formas administrativas de gerenciar, como por exemplo, pela imposição do medo e da exigência exacerbada dos chefes insensatos e inescrupulosos que habitavam as administrações, hoje obsoletas e ultrapassadas.

A liderança na área de recursos humanos deve ser linear, de forma a exercitar uma horizontalidade, onde todos os líderes são agentes de compartilhamento para que possam contaminar de boas notícias e ações, transformando em resultados positivos o esforço e dedicação das pessoas existentes na empresa.

Não pode ser exercida como uma posição meramente assistencialista, de ajuda perene às pessoas necessitadas. Em outras palavras, a gerência de recursos humanos, dentro da organização deve ensinar o colaborador a pescar e não dar a ele o resultado da pesca: o peixe.

Cabe aos gestores de pessoas a sublime missão de orientar, direcionar e cuidar dos seus liderados, de tal forma que são retribuídos na forma de trabalho motivado, produtivo e recorrente, cientes de que o ser humano existe para ser valorizado, inserido e reconhecido dentro do seu ambiente de trabalho.

No momento em que se comemora o dia do Profissional de Recursos Humanos, no dia 03 de junho, é sabido que este profissional merece todo o respeito, consideração e valorização por todos os ambientes onde ele se encontra.



 


 
Compartilhe:

Prefeitura Municipal de Bituruna 2018. Todos os Direitos Reservados.