O Dia Mundial Sem Tabaco 2014

27 de maio de 2014Texto: Imprensa Prefeitura Municipal de BiturunaSecretaria de Saúde e Saneamento

Todos os anos, em 31 de maio, a OMS (Organização Mundial de Saúde) e seus parceiros comemoram O Dia Mundial Sem Tabaco para alertar os riscos do tabagismo e defender políticas para reduzir o consumo de tabaco.

O Dia Mundial Sem Tabaco 2014 apresenta para população as ações de preços e impostos adotadas pelo Brasil com ênfase nos preços mínimos de cigarro e a importância de seu cumprimento. Sendo assim, a data servirá para divulgar como o aumento de impostos e preços sobre produtos de tabaco é uma das medidas mais custo-efetivas para reduzir o tabagismo, especialmente a iniciação entre adolescentes e o consumo pela população de baixa renda, contribuindo para reduzir o custo das doenças tabaco-relacionadas sobre toda a sociedade.

Em todo mundo, a maioria das pessoas começa a fumar antes dos 18 anos. No Brasil, de acordo com a pesquisa especial sobre tabagismo realizada pelo ministério da saúde e pelo instituto brasileiro de geografia e estatística (IBGE) em 2008, 80% dos fumantes iniciaram no tabagismo antes dos 19 anos e 20% com menos de 15 anos. Já a pesquisa nacional sobre saúde escolar mostrou que, em 2009 24,2% dos escolares entre 13 e 15 anos experimentaram cigarros: certamente a facilidade do acesso aos produtos vendidos a preços muito baixos no Brasil naquela ocasião teve sua parcela de contribuição.

O município de Bituruna através da Fundação Municipal de Saúde está trabalhando para reduzir o número de pessoas dependentes do tabaco.

Uma equipe de profissionais como: médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, farmaceuticos e o coordenador de saúde mental oferecem tratamento ás pessoas que desejam parar de fumar.

O ambulatório de tabagismo consiste em um programa do Ministério da Saúde que realiza quatro sessões por grupo, sendo  uma vez por semana.

O ambulatório funciona desde 2011 e já foram realizados 15 grupos. Já foram atendidos aproximadamente 150 tabagistas e 45% destes pararam de fumar no grupo. Sabe-se da importância que é não ter recaída após parar de fumar, então, uma vez frequentado o ambulatório de tabagismo o paciente fica monitorado pelos profissionais que compõe este grupo de apoio.

Programação

A Secretaria Municipal de Saúde de Bituruna aderiu a Campanha do Dia Mundial Sem Tabaco com as seguintes atividades:

Distribuição de folders explicativos, elaboração de cartazes nas unidades de saúde, mobilização no centro da cidade para conscientizar e orientar a população quanto aos riscos do uso do tabaco.

No dia 29 de maio, quinta-feira, também estará fazendo o teste de fagerstrom que avalia o grau de dependência e ainda realizando inscrições para as pessoas que gostariam de participar do ambulatório de tabagismo.

Venha fazer parte dessa conquista!


 
Compartilhe:

Prefeitura Municipal de Bituruna 2018. Todos os Direitos Reservados.