Campanha contra o abuso sexual infantil

16 de maio de 2014Texto: Imprensa Prefeitura Municipal de BiturunaSecretaria de Desenvolvimento Social e Comunitário

 

Divulgação

O dia 18 de maio é o dia nacional de combate ao abuso e exploração sexual infantil. As mobilizações e campanha são feitas em todo o país, através do poder público e sociedade civil.

 A data foi instituída no ano de 2000, motivado por um fato ocorrido em 18 de maio de 1973, no Espírito Santo, onde Araceli com então 8 anos foi sequestrada por jovens de classe média alta e sofreu diversos tipos de agressão, e após ser abusada sexualmente pelo jovens, foi assassinada. Apesar deste crime hediondo, os agressores permanecem impunes.  É preciso estar atento, conversar com os filhos, buscar perceber se estão com comportamento diferenciado, e principalmente ser participativo na vida dos filhos.

 Em números

Uma pesquisa do disque denúncia revelou que a cada 8 minutos uma criança pode estar sendo abusada sexualmente, no mundo, esta proporção chega a 15 segundos. Em mais de 80% dos casos, o agressor é da própria família. O conselho tutelar de Santa Izabel do Oeste registrou somente este ano 21 denuncias, onde as crianças tinham entre 04 a 11 anos.

 Denuncie

Denúncias anônimas podem ser realizadas através do “Disque 100”, ou ainda no conselho tutelar de Bituruna 3553-3080.

  A campanha

Numa iniciativa da administração municipal de Bituruna, através do Conselho Tutelar,  CRAS – Centro de Referência e Assistência Social, Secretaria Municipal da Assistência Social, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura e a Policia Militar, está sendo realizada nesta sexta-feira (16/05), uma campanha municipal de combate ao abuso sexual, com pedágios no calçadão (colocando adesivos nos carros e entrega de folderes), programas nas rádios, cartazes, atividades nas escolas e uma grande passeata que será concentrada em frente a Prefeitura Municipal de Bituruna ás 14h00min com chegada até a Rodoviária . 

A Presidente do Conselho Tutelar de Bituruna disse, "A intenção é conscientizar a população do grave problema que assola o município e região, e com isso incentivar a denunciar de abuso."

Qual o horário de funcionamento?

O Disque Direitos Humanos – Disque 100 funciona diariamente, 24 horas, por dia, incluindo sábados, domingos e feriados. As ligações podem ser feitas de todo o Brasil por meio de discagem direta e gratuita, de qualquer terminal telefônico fixo ou móvel, bastando discar 100. As denúncias podem ser anônimas, e o sigilo das informações é garantido, quando solicitado pelo demandante.


 
Compartilhe:

Prefeitura Municipal de Bituruna 2018. Todos os Direitos Reservados.