Festa e emoção na abertura dos 61º Jogos Escolares do Paraná em Bituruna

26 de abril de 2014Texto: Assessoria de Comunicação/SEET - Rafael LuizSecretaria de Esportes e Lazer

A abertura da fase regional dos Jogos Escolares do Paraná que acontece em Bituruna, região sul do estado, foi um show. Mais de mil pessoas compareceram na noite desta sexta-feira (25) no Ginásio Paulo Roberto Geyer, para prestigiar a solenidade que foi especialmente preparada para receber os competidores vindos de oito municípios da região e que estarão durante uma semana disputando o título de sete modalidades esportivas.

O evento teve início com a composição do palanque de autoridades formado pelo prefeito anfitrião, José Constantino de Lara Ribas, pela coordenadora geral dos JEPs, Márcia Regina Tomadon, pelo chefe do NRE de União da Vitória, Ricardo Brugnago, entre outros, seguido pela entrada das delegações participantes desta fase regional que representam 34 estabelecimentos de ensino pertencentes ao NRE de União da Vitória totalizando mais de 800 competidores. Em seguida algumas autoridades fizeram seus pronunciamentos desejando a todos os competidores muito sucesso e que as disputas ocorram dentro do verdadeiro espírito esportivo, onde deve prevalecer o companheirismo, a amizade e principalmente o respeito.

Os educadores, em especial os profissionais de educação física, não foram esquecidos durante as falas. Todas as autoridades agradeceram o empenho e a dedicação de cada um que muitas vezes deixem de lado sua família e seus afazeres, para se dedicar ao esporte e promover um aprendizado sadio que tem grande influência na formação cidadã dos jovens alunos/atletas.

A coordenador geral do JEPs, Márcia Tomadon, também aproveitou para destacar em seu discurso, os avanços obtidos pelo Paraná na realização dos Jogos Escolares que hoje serve de referência para outros estados. “O Paraná é o segundo estado que mais investe nos Jogos Escolares”, disse. E esses investimentos têm feito do evento esportivo um dos maiores realizados no país.

Ela destacou ainda outros pontos positivos como a alimentação, a profissionalização na organização do evento, o atendimento humanizado e o projeto TOP Formador como alguns quesitos que tem contribuído para que o JEPs torne-se cada vez mais referência no cenário nacional.

Após o prefeito anfitrião declarar aberto oficialmente a competição em Bituruna, ocorreu o ponto principal da festa de abertura que foi a tocha olímpica. Dois telões instalados em pontos diferentes do Ginásio mostraram imagens da tocha sendo conduzida por atletas, professores e autoridades nas principais ruas das cidades de Antonio Olinto, São Mateus do Sul, Paulo Frontin, Paula Freitas, Cruz Machado, Porto Vitória, União da Vitória e General Carneiro, até chegar em Bituruna.

O público vibrou com entrada da tocha no Ginásio que foi conduzida pelo estudante Gustavo Sebben, atleta destaque na modalidade de xadrez que tem vários títulos conquistados em diferentes competições que já participou. O currículo esportivo do jovem atleta não é invejável, mas sua perseverança e força de vontade em viver, isso sim inveja qualquer um.

Em 2004, quando tinha de 3 para 4 anos, ele lutou contra um câncer e conseguir superar essa barreira com muita determinação, fé e vontade de viver. Uma verdadeira lição de vida que foi relatada no evento e emocionou muitas pessoas que acompanharam atentamente sua história de superação.

A solenidade encerrou com o juramento dos competidores feito pela estudante Simone Souza. Logo após teve a confraternização dos atletas e um show com a banda No Vacancy.

CONFRONTOS
Os confrontos nesta fase regional iniciam na manhã deste sábado (26) com disputas nas modalidades de futsal, basquete, handebol, vôlei, xadrez e atletismo. As primeiras medalhas devem sair no xadrez e no atletismo durante este sábado, e no domingo devem ser conhecidos os campeões do handebol e basquete.

A fase regional dos Jogos Escolares do Paraná, que é realizado pela Secretaria do Estado da Educação e organizado pela Secretaria do Estado do Esporte e Turismo, conta com a parceria do Núcleo Regional de Educação de União da Vitória e Prefeitura de


 
Compartilhe:

Prefeitura Municipal de Bituruna 2018. Todos os Direitos Reservados.