Bituruna adquire o Kit para captura de imagens e confecção de CTPS

12 de fevereiro de 2014Texto: Assessoria de ImprensaSecretaria de Administração, Finanças e Planejamento

A Prefeitura de Bituruna está com os novos equipamentos no posto de identificação do Ministério do Trabalho para confecção e captura de imagens do CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social) do município, totalmente informatizado, e visa atender à população com muito mais agilidade e precisão na hora da emissão da carteira de trabalho. Com a inovação, muda a forma de captação da imagem do interessado, feita no local e na hora, a leitura das impressões digitais, agora por biometria, e o prazo de entrega, de até 20 dias.

Para o Secretário de Administração e Finanças, Alaídes Ribas, juntos, o lançamento do novo sistema e a retomada dos serviços no posto este ano são um verdadeiro avanço. "Hoje conseguimos trazer para a nossa cidade e oferecemos, a partir de agora, o que há de mais moderno no serviço, sempre primando pela qualidade no atendimento à população".

De fato, muita coisa muda com o novo Kit de CTPS. Todos os procedimentos que agora se apresentam rápidos, higiênicos e sem custos (no caso da fotografia), antes eram bem diferentes. Para começar, as fotos precisavam ser trazidas pelo usuário, que também sujava os dedos para o registro da impressão digital. E isso tudo para somente após cerca de 40 dias obter o documento.

"Este é um passo importantíssimo para a cidade de Bituruna porque a coloca em posição de destaque a nível estadual. O município é um dos pioneiros no novo sistema", argumenta a coordenadora da Tecnologia da Prefeitura de Bituruna, Daniele Padilha.

Dados do serviço

Em Bituruna, o posto de identificação do Ministério do Trabalho atende cerca de 20 pessoas por dia. O setor é responsável pela emissão do CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social).

CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social)

Na nova carteira de trabalho - CTPS emitida por meio informatizado - é valorizada a segurança contra fraudes. O documento possui capa azul em material sintético mais resistente de que o usado no modelo anterior é confeccionado em papel de segurança e traz plástico auto-adesivo inviolável que protege as informações relacionadas à identificação profissional e à qualificação civil do indivíduo, que costumam ser as mais falsificadas.
 

Tais mudanças contribuíram para assemelhar muito a nova CTPS ao passaporte. Na verdade, a carteira de trabalho não deixa de ser um passaporte para que o cidadão tenha protegidos direitos trabalhistas e previdenciários, como salário regular, férias, décimo-terceiro salário, repouso remunerado e aposentadoria. A cor da carteira de trabalho do estrangeiro no Brasil passa a ser verde e não azul, como a dos brasileiros.

Serviço

A Seção de Identificação de CTPS do Ministério do Trabalho fica no prédio da Prefeitura Municipal de Bituruna, na Av. Dr Oscar Geyer, 489 - Centro - 84.640-000 - Bituruna-PR. ctps84@bituruna.pr.gov.br. O horário de atendimento é das 8h às 12h00 e das 13h30 ás 16h30. Mais informações no telefone (42) 3553 – 8088.


 
Compartilhe:

Prefeitura Municipal de Bituruna 2021. Todos os Direitos Reservados.