Santa Bárbara: padroeira de Bituruna

04 de dezembro de 2013Texto: Assessoria de ImprensaSecretaria de Administração, Finanças e Planejamento

Dia 04 de dezembro, nosso município de Bituruna comemora o dia de sua padroeira.

Santa Bárbara provavelmente nasceu em Nicomédia, na Ásia Menor, em uma família de certa posição social. Escondida de seu pai que era fanático pagão, instruiu-se na religião cristã.

Seu pai, Dióscoro, era esperançoso em um casamento honroso. Mas a filha apresentava indiferença às solicitações do pai, até que ele descobriu sua condição de cristã. Ele ficou muito furioso e seu amor paterno se transformou em ódio desumano. Ameaçou-a com torturas e a denunciou ao prefeito da província, Martiniano.

O coração da Jovem Bárbara sentia-se dilacerado entre amores opostos: o dos pais e o de Cristo, amor. Bárbara escolheu o amor à Cristo, a quem tinha consagrado sua virgindade. Era o tempo do imperador Maximiano, nos primeiros anos do século IV. O juiz mandou aplicar-lhe cruéis torturas, mas suas feridas curavam. Foi pronunciada sua sentença de morte. Onde seu próprio pai quis executar a penalidade e  atirou-se contra a filha, que se colocou de joelhos em atitude de oração, decepando-lhe a cabeça. Após o ato, aconteceu uma tempestade e o pai, atingido por um raio, caiu morto.

A adoração à esta  santa passou do Oriente para o Ocidente, sobretudo, Roma multiplicando as igrejas e oratórios dedicados a seu nome.

Invoca-se Santa Bárbara, principalmente como protetora contra a morte trágica e contra os perigos de explosões, de raios e tempestades. Na iconografia cristã Santa Bárbara é geralmente apresentada como uma virgem, alta, majestosa, com uma palma significando o martírio, um cálice como símbolo de sua proteção em favor dos moribundos e ao lado uma espada, instrumento de sua morte.
 

Neste dia 04 de dezembro haverá santa missa na capela da estátua de Santa Bárbara as 20horas e 30 minutos.

Referência http://www.npdbrasil.com.br/religiao/Santa_Barbara.htm


 
Compartilhe:

Prefeitura Municipal de Bituruna 2018. Todos os Direitos Reservados.