Programa Cidade Conectada é destaque no 1º Congresso Paranaense de Cidades Digitais

29 de novembro de 2013Texto: Assessoria de ImprensaSecretaria de Administração, Finanças e Planejamento

Na última quinta-Feira dia (28/11), os representantes do setor de Tecnologia da Prefeitura Municipal e da Fundação Municipal de Saúde de Bituruna no 1º Congresso Paranaense de Cidades Digitais no Município de Curitiba, onde o assunto em pauta era a implantação de Cidades Digitais, que é levar a inclusão digital para todos os cidadãos.

Bituruna mais uma vez sai na frente com o Projeto Cidade Conectada que foi criada por iniciativa no ex-prefeito Rodrigo Rossoni e que atualmente já está disponibilizando o sinal de internet em quase todo o município. No evento participou a Secretária Nacional de Inclusão Digital, Lygia Pupatto, que abriu a manhã o painel Políticas Públicas de Cidades Digitais.

"Só podemos construir Cidades Digitais com muitas articulações. Ecossistema de cooperação e informação, unindo os governos municipais, estadual e federal, setores produtivos e sociedade civil", foi uma das mensagens deixada pela Secretária.

Em seguida Marcos Mazoni, Diretor-presidente do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) apresentou os serviços de Nuvem da instituição para as Cidades Digitais.

Também esteve presente O Secretário Especial para Assuntos Estratégicos, Edson Casagrande, onde apresentou o projeto Rede399, programa de Cidades Digitais do Governo do Estado do Paraná. O Rede399 incentiva a gestão municipal, permite novos serviços à população e estimula o fortalecimento do empreendedorismo local. A meta do programa é alcançar todas as 399 cidades do Paraná.

O Diretor da Rede Cidade Digital, José Marinho, Salientou que "isto só foi possível acontecer em virtude do crédito que foi dado a RCD pelos parceiros, onde todas as pessoas e instituições procuradas, desde que se teve a iniciativa de fazer repercutir, de fazer fermentar a idéia das Cidades Digitais do Paraná não houve um não, foram todos bem receptivos e o resultado está aqui."

No momento agradeceu a todos os participantes e também a Bituruna que é Destaque Paranaense de Cidades Digitais que apresentou a case sobre "Os benefícios e inovações das cidades digitais paranaenses. Parceria Público-Privada".

“Foi um pedido da própria população a disponibilidade do sinal de internet gratuito, onde foi possível realizar graças ao ex-prefeito Rodrigo que buscou outros projetos que obtiveram sucesso e com isso foi possível fazer este projeto sair do Papel” disse Daniele Padilha

Ederson explicou do porque privatizar o serviço? "Simples para se responder: Baixo custo do Serviço. Com isso a Prefeitura não precisa disponibilizar de mais um funcionário exclusivo para manter o funcionamento do projeto, sem falar de gastos com troca de equipamentos, despesas com veiculo e possível aluguel de terreno ou torre para instalação dos equipamentos utilizados. Podendo cobrar ainda mais da empresa contratada serviço de qualidade para todos."

Maiores Informações no portal: https://www.facebook.com/RedeCidadeDigital


 
Compartilhe:

Prefeitura Municipal de Bituruna 2018. Todos os Direitos Reservados.