Palestras em escolas ensinam a combater a dengue em Bituruna

29 de novembro de 2013Texto: Assessoria de ImprensaSecretaria de Saúde e Saneamento

A educação sobre as formas de combater a proliferação do Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue, em Bituruna, tem sido um campo de atuação intensivo da Coordenadoria de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, os agentes ministram palestras em escolas para estudantes, professores e pais de alunos. Nesta sexta-feira, dia 29, a ação ocorreu no CEEBJA (Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos) de Bituruna e na Escola Municipal Dr. Oscar Geyer, no Centro, no turno matutino.

Estas campanhas se somam às visitações diárias das equipes de endemias às residências para identificar e combater os focos de reprodução do mosquito. O Técnico da Vigilância Sanitária, Juarez Rubbo, ressalta a importância da conscientização e, sobretudo, a participação de todos para a redução do índice de infestação. “É um trabalho em conjunto; nós fazemos a nossa parte orientando, e a população tem que fazer a parte dela, colocando em prática o que foi passado, como, por exemplo, descartar o lixo na hora certa e seguir todas as orientações”, atesta.

A enfermeira Daiana Micheli Venturim também abordou alguns cuidados que todos os cidadãos devem tomar para combater a dengue:

“Alguns cuidados básicos devem ser tomados para evitar a proliferação do Aedes aegypti como usar terra ou emborcar pratinhos usados nas plantas e lavá-los duas vezes por semana com bucha e sabão; guardar pneus em lugares cobertos; desobstruir as calhas, visando o não entupimento; limpar os ralos de água pluvial; tampar os recipientes utilizados para armazenamento de água; lavar os baldes duas vezes na semana. Também é preciso fechar qualquer espaço existente nas lavanderias usadas como tanque e não descartar entulhos em espaços inadequados. Além disso, toda pessoa que apresentar sintomas como febre, dores de cabeça e no corpo deve procurar uma unidade básica de saúde” disse Daiana.

O Coordenador dos PFS, Tadeu Antonio Grabovski ressaltou a importância de todos estarem conscientizados quanto aos perigos do mosquito da dengue e disse que a Secretaria de Saúde esta trabalhando intensamente neste programa de combate e a dengue.

Tadeu ainda agradeceu aos professores e alunos pela colaboração.


 
Compartilhe:

Prefeitura Municipal de Bituruna 2018. Todos os Direitos Reservados.