Aulas do PROERD são lecionadas na Rede Municipal de Educação

01 de outubro de 2013Texto: Assessoria de ImprensaSecretaria de Educação e Cultura

Nesta terça-feira (01/10), o Policial Militar do Batalhão de Patrulha Escolar e PROERD, Soldado Andolfato, esteve nas escolas da rede municipal de Bituruna lecionando as aulas do Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD).

O Secretário de Educação, Eduardo Ribas Conrado, esteve presente apoiando a esse maravilhoso programa que tem por objetivo a prevenção dos alunos com quaisquer contato às drogas e também o aprendizado a ser um bom cidadão.

O Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) integra as ações das políticas públicas que o Estado do Paraná mantém para melhorar a segurança pública, a educação e a saúde a partir da prevenção ao uso e tráfico de drogas. A idéia é evitar que crianças e pré-adolescentes comprometam seu futuro e ingressem num círculo vicioso de decadência de valores e violência.

Mantido pela Secretaria da Segurança, através da Polícia Militar, o Proerd ensina alunos de quartas e sextas séries do ensino fundamental a não se envolverem com as drogas e outras situações de violência. Os pais também são gradativamente integrados às lições do Programa. As aulas são ministradas por PMs fardados, durante um semestre letivo. Mais de 749 mil alunos em escolas públicas e particulares já foram formados pelo curso que antecipa a PM à ação dos traficantes e à própria instalação da violência nas escolas.

De acordo com o currículo do Programa, as aulas permitem que aluno compreenda os efeitos das drogas no organismo, as conseqüências de seu uso, as diferentes maneiras de resistir às pressões e a toda e qualquer forma de violência. Todos os tópicos são ministrados por policiais militares que se tornam educadores sociais. Estes profissionais são previamente capacitados para o programa e em condições de atender aos alunos desta faixa etária. No fim de cada semestre letivo, são entregues diplomas aos alunos participantes, em uma solenidade de formatura.

O Proerd é baseado originalmente no Programa Americano denominado Drug Abuse Resistance Education - D.A.R.E. Em cada país onde é implantado sofre alterações para adaptação à realidade local. Atualmente, o Proerd está presente em 58 países, e já atingiu nos cinco continentes, aproximadamente 40 milhões de crianças. O programa é pautado pela atividade educativa de prevenção primária ao uso de drogas, sejam elas lícitas ou ilícitas.

As aulas do Proerd têm o objetivo de fazer com que alunos de quartas e sextas séries possam:

  • adquirir as habilidades e conhecimentos para reconhecer e resistir à pressão dos companheiros ou grupos quando do oferecimento de álcool, cigarros ou outras drogas
  • desenvolver a auto estima
  • aprender técnicas de como ser seguro
  • encontrar maneiras de dizer não às drogas
  • aprender alternativas positivas ao uso de drogas
  • aprender a lidar com o estresse e resolver conflitos
  • resistir ao envolvimento com gangues
  • auxiliar positivamente na redução da violência
  • conhecer as conseqüências dos atos de vandalismo e violência
  • aprender a tomar decisões
  • construir habilidades de comunicação
  • adquirir noções de cidadania

 
Compartilhe:

Prefeitura Municipal de Bituruna 2018. Todos os Direitos Reservados.