Mulheres de Bituruna participam do pré-lançamento a campanha Outubro Rosa no Paraná

20 de setembro de 2013Texto: Assessoria de ImprensaSecretaria de Educação e Cultura

O pré-lançamento da Campanha Outubro Rosa aconteceu quarta - feira (18/09) à tarde em Curitiba. O auditório do Canal da Música ficou lotado de pessoas que abraçaram a campanha pela conscientização da prevenção ao câncer de mama. Houve várias apresentações de danças e um belo desfile das vitoriosas, as mulheres que superaram a doença - organizado pelo Instituto Humsol.

Carlise Kwiatkowski, presidente do Provopar Estadual, anfitriã do evento, destacou a importância da campanha: “Este é um momento histórico, em que se busca a união de todos no combate ao câncer de mama”, disse.

Para a secretária da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, a informação sobre a doença é fundamental para a prevenção. “Trata-se de iniciativa que protege a vida da mulher e alerta para a garantia de seus direitos. Esta campanha é uma ação tão importante que a sua difusão e propagação ajudará a prevenir; curar e diminuir os índices de mortalidade no nosso estado”, disse a primeira dama do Estado.

Fonte: Assessoria de Imprensa Deputado Valdir Rossoni

A deputada Mara Lima, que representou a Assembleia Legislativa, lembrou que a manutenção da boa saúde da mulher exige uma série de cuidados. “É importante trabalharmos para desenvolvermos cada vez mais políticas públicas que atendam as mulheres de nosso estado. Cada uma delas tem uma história e uma bagagem hereditária que devem ser analisadas cuidadosamente com a supervisão de um médico, para garantir uma vida saudável e sem surpresas desagradáveis.”

Neste pré-lançamento da campanha a médica oncologista Glacy Letchacovski Moura fez uma palestra destacando os métodos para detectar a doença e a necessidade de se fazer o exame de mamografia anualmente. Depoimentos de mulheres que tiveram câncer de mama foram apresentados, entre elas o da presidente do Instituto Humsol, Tania Gomez, e Célia Oliveira Hauly, mulher do secretário da Fazenda Luiz Carlos Hauly, que desenvolve um trabalho de assistências às mulheres junto aos universitários de Londrina .

Estiveram presentes ao evento secretários de Estado, prefeitos, vereadores, lideranças femininas, profissionais da saúde, voluntários e representantes de instituições voltadas ao tratamento, prevenção e combate ao câncer de mama no Paraná. Além de Mara Lima, compareceram as deputadas estaduais Rose Litro e Marla Tureck, além de Susana Rossoni, mulher do presidente da Assembleia Legislativa, Valdir Rossoni, e Alita Rusch, mulher do deputado Elio Rusch.


 
Compartilhe:

Prefeitura Municipal de Bituruna 2018. Todos os Direitos Reservados.