Escolhido o tema da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2013. "Desafiando os limites, diminuindo as diferenças."

19 de agosto de 2013Texto: Assessoria de ImprensaSecretaria de Desenvolvimento Social e Comunitário

Na reunião da Diretoria e do Conselho de Administração da Fenapaes, realizada em março de 2013 no Rio de Janeiro, foi aprovado o tema: “Desafiando os limites, diminuindo as diferenças.”, para nortear nossas ações para a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2013. O tema foi escolhido dentre outras muitas contribuições trazidas pelos Conselheiros e Diretoria.

 O tema remete ao espírito de luta e garra das pessoas com deficiência e também dos apaeanos que têm, nestes supostos limites, a motivação para superação deles, o que, consequentemente, vêm diminuindo as diferenças sociais e o preconceito nestes 59 anos de existência da Apae. O tema sugere a continuidade e ampliação desta característica positiva de nossos atendidos, colaboradores e dirigentes.

 A Federação Nacional das Apaes orienta as filiadas a utilizarem o espaço da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla para realizar ações para a promoção das questões apaeanas que vão desde a luta pela defesa de direitos das pessoas com deficiência até a conquista de novos espaços de inclusão.

 Utilizem o espaço da Semana para promoverem ações de defesa de direitos e políticas junto aos órgãos públicos, empresas privadas e imprensa.

 Isso pode ser feito através da solicitação de audiências públicas nas prefeituras e câmaras legislativas para debater as questões da deficiência, através de apresentações culturais como: shows, exposições de arte e outras formas de expressão produzidas pelos atendidos das Apaes, preferencialmente nas dependências dos órgãos públicos, empresas privadas, locais de grande circulação como shoppings, nas escolas e instituições de ensino superior, por exemplo. Não se esquecer de buscar a cobertura da imprensa.

 Em dezembro de 2013 será realizada a IX Conferência Nacional de Assistência Social, que é um espaço de debate muito importante para a Apae. Outra sugestão é durante o período da Semana solicitar audiências públicas ou reuniões com os Conselhos Estaduais e Municipais de Assistência Social para debater temas correlatos com a Apae.

 Em breve estaremos divulgando material gráfico e outros conteúdos referentes à

Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla.

 

Vamos à luta!

 

 
Compartilhe:

Prefeitura Municipal de Bituruna 2018. Todos os Direitos Reservados.