Bituruna sedia terceira Conferência Intermunicipal de Cultura

01 de agosto de 2013Texto: Assessoria de ImprensaSecretaria de Educação e Cultura

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Bituruna em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura de Cruz Machado promovem a Conferência Intermunicipal de Cultura 2013.

O tema central é "Uma Política de Estado para a Cultura: Desafios do Sistema Nacional de Cultura", que está sendo abordado em debates sobre a implementação do Sistema Nacional de Cultura em todo o país; a produção simbólica e diversidade cultural; a cidadania e direitos culturais; a cultura e o desenvolvimento econômico; dentre outros.

“O acesso à cultura ainda é um desafio no Brasil, principalmente devido às disparidades regionais que cria maior efervescência cultural em algumas regiões em detrimento de outras. A melhor forma de combater essas desigualdades é conhecer as demandas da população de cada região do país", destaca o Secretário de Educação e Cultura, Eduardo Ribas Conrado.

O evento foi dividido em etapas, com Solenidade de Abertura, aprovação do Regimento Interno, apresentações culturais e artísticas, visita a residência do senhor Dothilo Sandi, discussão dos eixos temáticos da Conferência e eleição de delegados para participarem das próximas etapas, Conferência Estadual que acontecerá em setembro na cidade de Guarapuava e a Conferência Nacional que será realizada em Brasília no mês de novembro.

As conferências locais ou conferências intermunicipais são etapas antecessoras à 3ª Conferência Nacional de Cultura, promovida pelo Ministério da Cultura (MinC).

 

Conferência nacional

A etapa nacional da 3ª Conferência Nacional de Cultura será realizada em Brasilía, de 26 a 29 de novembro de 2013, e reunirá representantes da sociedade civil escolhidos nas conferências municipais e estaduais, além de membros do governo. Está sendo esperada a participação de mais de três mil delegados de todo o país, entre representantes do Governo Federal, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios. Além desses, poderão participar convidados com direito a voz e a voto e observadores apenas.


 
Compartilhe:

Prefeitura Municipal de Bituruna 2018. Todos os Direitos Reservados.