Bituruna Prepara-se para Conae 2014 em etapa municipal

14 de junho de 2013Texto: Assessoria de ImprensaSecretaria de Educação e Cultura

Nos últimos anos, vários movimentos surgiram para que ocorresse a mobilização da sociedade para articular a educação nacional por políticas de estado visando a ampla participação.

Conferências foram realizadas, como destaque ressaltamos a CONAE (Conferência Nacional de Educação). A primeira CONAE aconteceu em 2010, sua segunda edição acontecerá em 2014. Os municípios e estados brasileiros, já estão mobilizando-se com as conferências em nível municipal e estadual.

A Secretaria de Educação em parceria com a Prefeitura Municipal de Bituruna realizou na última quinta-feira (13/06) a segunda Conferência a nível municipal, com o tema central " PNE (Plano Nacional de Educação) na articulação do sistema nacional de Educação: participação popular, cooperação federativa e regime de colaboração". Cerca de 200 participantes entre professores e funcionários das Escolas, Clubes e Cmeis Municipais, representantes da APAE, Casa Familiar Rural, Escola e Colégios Estaduais, Conselho Tutelar e alguns membros da sociedade civil organizada, reuniram-se para debater sete eixos temáticos, objetivando propor a política nacional de educação, indicando responsabilidades, corresponsabilidades, atribuições concorrentes, complementares e colaborativas entre os entes federados e os sistemas de ensino.

O evento contou com a presença do Prefeito Municipal José Constantino de Lara Ribas, do Secretário Municipal de Educação e Cultura Eduardo Conrado, do Presidente da Câmara de  Vereadores Claudinei Castilho, alem dos vereadores Pedro Padilha e Tiago Padilha e membros do Fórum Municipal de Educação.

Durante o período matutino uma palestra intitulada "Sistema Educacional Brasileiro: Gestão democrática e participativa" foi ministrada pela professora Dra. Sandra Salete de Camargo Silva, docente da UNESPAR, Campus de União da Vitória. Posteriormente, a tarde os eixos foram estudados e apresentados durante a plenária final, para aprovação das deliberações da conferência."

Para o Secretário de Educação e Cultura, Eduardo Conrado é de extrema relevância a realização desta conferência em nosso município, a qual possibilita questionamentos, debates e possíveis soluções para a Educação. Ressaltou ainda que a presença e participação  de todos possibilitou uma conferência dinâmica e produtiva.


 
Compartilhe:

Prefeitura Municipal de Bituruna 2018. Todos os Direitos Reservados.