Jogando Limpo

O “Jogando Limpo” é uma ação da Prefeitura de Bituruna multissetorial que foi lançada em 2017 visando preservação ambiental e incentivo a reciclagem.

Jogando Limpo

Quais são as ações?

Com os alunos da rede municipal de ensino, são desenvolvidas atividades que promovem a conscientização ambiental, incentivo a reciclagem, reutilização de materiais e separação correta do lixo.

Na cidade foram instaladas em mais de 100 pontos as lixeiras para descarte do lixo úmido e lixo seco e a coleta seletiva passa em todos os bairros e no distrito de Santo Antônio recolhendo o descarte doméstico.

Quais as melhorias que o Jogando Limpo proporciona?

Tudo isso traz resultados positivos no Reciclinho. Com a separação correta feita nas casas, os trabalhadores da Associação de Catadores de Recicláveis São João têm menos dificuldades em separar os materiais e conseguem maior lucro com a venda do que é reciclável, além do aumento da vida útil do aterro sanitário com a redução dos resíduos que são levados lá.

Como posso colaborar?

Preservando o meio ambiente, separando corretamente o lixo e adquirindo as lixeiras e sacolas do Jogando Limpo.

A população pode adquirir um dos dois modelos de lixeiras disponível: as menores com lixeira para resíduos úmidos, resíduos secos e suporte para instalar na calçada e a maior tamanho container.

A aquisição é possível devido a lei n°1929/2017, os interessados devem ir até o Setor de Tributação e realizar o requerimento de solicitação. Após a aprovação do pedido, o contribuinte é informado e deve retirar a guia de pagamento. Quando o pagamento for efetuado, a Prefeitura de Bituruna tem até 60 dias para realizar a entrega.

Os comerciantes também podem colaborar adquirindo sacolas do Jogando Limpo. Os interessados devem ir até a Secretaria de Agricultura ou ligar no (42) 3553-8030 para mais informações.

INFORMAÇÕES SOBRE A COBRANÇA DA COLETA DE LIXO

Por que está sendo cobrada a coleto do lixo?

A renúncia dessa receita pode ser caracterizada como improbidade administrativa pela Lei de Responsabilidade Fiscal, por isso é dever dos gestores cobrarem pelo serviço e o efetuarem com qualidade.

Como é feita a cobrança da taxa de lixo?

O valor vem junto com a conta da água e é cobrado de acordo com a frequência da coleta na residência, podendo variar de uma até cinco vezes na semana. Cada economia de água, ou seja, cada casa presente no terreno, pagará um valor, assim como é feito na conta de água.

Por que eu pago esse valor?

O valor estipulado foi aprovado pela Câmara de Vereadores em 2016 e para chegar aos números atuais, foi feito um estudo na região e Bituruna está com uma das menores taxas da região, além de ser o único município que ainda não cobrava o valor na região.

Onde o valor será investido?

Será destinado para o Programa Jogando Limpo, sendo usado em investimentos como manutenção dos caminhões da coleta, compra de lixeiras, contratação de pessoal, compra de equipamentos, melhorias na unidade de triagem e compostagem (Reciclinho) e aquisição de sacolinhas na cor marrom (para ser utilizadas no lixo úmido) que estão sendo distribuídas gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde nos bairros.

Como posso obter mais informações?

Na Prefeitura de Bituruna, no Setor de Urbanismo ou pelos telefones: (42 3553-8094, (42) 98433-53-80 ou (42) 98409-7700.

FREQUÊNCIA DA COLETA

VALOR MENSAL

01 (um) dia por semana

3,99

02 (dois) dias por semana

5,99

03 (três) dias por semana

8,50

04 (quatro) dias por semana

10,96

A partir de 05 (cinco) dias por semana

13,44

TARIFA SOCIAL

3,99

Ouça a entrevista que o Secretário de Administração, Finanças e Planejamento, Enéias Santos Mello, deu à Rádio Bituruna FM esclarecendo algumas dúvidas sobre a cobrança da taxa da coleta de lixo em Bituruna:

Confira aqui a frequência de coleta em todas as ruas de Bituruna.

Conheça mais sobre o Jogando Limpo no vídeo institucional do projeto.

Prefeitura Municipal de Bituruna 2017. Todos os Direitos Reservados.